quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Em novo livro, Clóvis de Barros Filho fala sobre a importância da gentileza na construção de uma sociedade mais ética e feliz

Resultado de imagem para Shinsetsu: o poder da gentileza

Clóvis de Barros, um dos pensadores mais populares da atualidade, lança Shinsetsu: o poder da gentileza, seu primeiro livro pela Editora Planeta. O conceito - um dos mais relevantes da cultura japonesa – prega o reconhecimento do outro em nome da convivência harmônica entre todos.
Para refletir sobre o papel da gentileza em uma sociedade que define o sucesso de cada um com base na competitividade e no status social, Clóvis criou três personagens: a aluna japonesa Shinsetsu, sua amiga italiana Moral e a professora britânica Mrs. UtililityAlém disso, o autor condensa experiências pessoais com conceitos de filósofos, sociólogos, poetas e escritores como Sócrates, Kant, Rousseau, Hesíodo, Rilke, Oscar Wilde, Eça de Queiroz, Montaigne e Clarice Lispector.
A ideia do livro surgiu quando um passageiro à frente do autor fez uma pergunta que Clóvis nunca tinha ouvido em nenhuma das centenas de viagens já realizadas: “você se incomoda se eu reclinar minha poltrona?”. Sem nem ao menos conhecê-lo, o viajante japonês considerou e respeitou a existência do professor.
Em tempos de intolerância e individualismo, o pensador ajuda o leitor a buscar caminhos mais afetivos e acolhedores. “A gentileza precisa e pode ser exigida, aprendida, ensinada, praticada, protegida e partilhada; essa é uma série de ações que nós, de alguma maneira, docentes ou não, temos de exercer em nosso cotidiano”, afirma Mario Sergio Cortella, autor do prefácio do livro.

FICHA TÉCNICA
Shinsetsu: o poder da gentileza
272 páginas
R$ 39,90

SOBRE O AUTOR
Doutor e Livre-Docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Clóvis de Barros Filho é atualmente um dos mais requisitados palestrantes do Brasil. Suas aulas e palestras sobre ética já foram ouvidas por milhões de pessoas em todos os estados do país, e também no Uruguai, na França, no México, na Argentina, na Espanha e em Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário