sábado, 5 de maio de 2018

Após 21 anos de funcionamento Downtown Pub fecha as portas


Quando inaugurou o Downtown Pub, em janeiro de 1997, a intenção do empresário Tito Lívio Saraiva era consolidar no coração do Bairro do Recife uma casa de shows que oferecesse estrutura diferenciada para as bandas de pop rock locais relegadas às garagens. Após 21 anos, o empresário vem à público anunciar o fechamento do pub que durante todo esse tempo funcionou no térreo de um prédio na Rua Vigário Tenório. De acordo com Tito, os motivos para o fechamento da casa noturna são: a grave crise financeira que assola o país e, principalmente, os problemas crônicos que o bairro apresenta e que afastam tanto o público local quanto o turista. “A sujeira, flanelinhas, insegurança, fiscalização precária nos mais diversos setores e principalmente a falta de fomento ao turismo são alguns dos motivos que têm afastado os frequentadores da casa. Diante deste quadro não nos resta outra opção a não ser fechar a casa” explica o empresário.

Conhecido como “Casa do Rock”, o Downtown ganhou notoriedade e transformou-se rapidamente num referencial nas noites recifenses. Já passaram pelo palco do pub: Frejat, Biquini Cavadão, Nenhum de Nós, além de grandes nomes do blues contemporâneo americano, entre eles: Joe Louis Walker, Karl Dixon, Atyba Taylor, Kenny Borown, Mud Morganfield e Bud Guy. A casa também se destacou pelos covers e tributos a bandas famosas. Mais de 200 atrações nacionais e internacionais já ganharam homenagens nas conhecidas noites de tributos da casa. Além disso, mais de 500 bandas locais já se apresentaram, entre elas: Bola Gato, Downtown Band, Expresso Pop Rock, Funk Yourself, Habagabeira, Papaninfa, Pulso 100, Senhorita Meira, SouS Rock, Tio Fred e 3 Oitão.

Atuando também como um militante do bairro o Downtown lançou um manifesto há sete anos, mostrando seu descontentamento com a política empregada pelo poder público em relação ao Recife Antigo e as consequências que este descaso estava causando ao bairro, manifesto este que na época causou grande repercussão, tendo um apoio maciço da opinião pública. “O mais triste de tudo é que passado sete anos pouca coisa mudou e o nosso fim não acontece por má administração e sim por falta de condições apropriadas. Estamos fechando porque o público está se afastando novamente do bairro devido a problemas que fogem a nossa competência e que dizem respeito unicamente aos seus gestores que não fazem nada para mudar esse cenário decadente que se encontra o bairro” lamenta Tito. Com o encerramento das atividades 40 pessoas que integram o quadro de funcionários serão dispensadas, bandas deixarão de ter um espaço estruturado para se apresentar e o público frequentador perderá local de diversão.

Confira a carta de encerramento das atividades redigida pelo empresário, Tito Lívio:

Downtown Pub: 21 anos de histórias resumidos a portas fechadas

É com muita tristeza que informamos o encerramento das atividades do Downtown Pub. Durante os últimos 10 anos tentamos manter a casa em funcionamento, oferecendo uma agenda de qualidade, investindo em estrutura, divulgação e qualificação dos profissionais, mas infelizmente não conseguimos arcar com os prejuízos acumulados em decorrências dos problemas que enfrentamos há algum tempo, mas que fogem a nossa competência.

A grave crise financeira que assola o país desde 2015 aliada aos problemas crônicos do bairro como: falta de limpeza das vias públicas, iluminação precária, extorsão praticada pelos flanelinhas, ambulantes invadindo as calçadas, insegurança, fiscalização precária nos mais diversos setores e, principalmente, a falta de fomento ao turismo e a cultura local nos obrigou a tomar esta difícil decisão. Entendemos que o problema não está nos profissionais que conduziram a casa ao longo desses 21 anos e sim nas condições adversas que enfrentamos, ao ver o Bairro do Recife esquecido pelo poder público que não consegue atender as necessidades básicas da área.

Por isso, o pub mais antigo da cidade, um dos mais reconhecidos do país decidiu fechar suas portas, mas sem antes deixar de honrar sua agenda de shows até o final de maio, por sinal como sempre preparada com muito critério, apresentando as melhores atrações.

Levaremos na memória as lembranças e referências dos frequentadores que inúmeras vezes citaram o Downtown como uma casa que deveria ser tombada ou simplesmente receber o título de patrimônio da cidade, símbolo da resistência do Recife Antigo, um espaço que lançou centenas de bandas, proporcionou histórias, lembranças, muita diversão e música de qualidade. Temos consciência que com o encerramento das nossas atividades o Recife perde um pouco da sua referência noturna, uma casa com personalidade, que nunca se rendeu aos modismos e sempre permaneceu fiel ao seu estilo, fato raro nos dias de hoje.

Agradecemos a todos que estiveram ao nosso lado durante essa longa e exitosa trajetória, com o sentimento de dever cumprido e a certeza que deixaremos saudades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário