Pular para o conteúdo principal

Sinagoga Kahal Zur Israel promove curso sobre a sua própria história


Nos dias 7, 15, 22 e 29 de outubro, das 19 às 21h, no Museu-Sinagoga Kahal Zur Israel será realizado o curso “KAHAL ZUR ISRAEL: a história e o renascimento da primeira sinagoga das Américas”, no Museu-Sinagoga, na rua do Bom Jesus. É a primeira vez que o espaço promove uma capacitação específica sobre a própria Kahal, sua história, sua relevância no passado por ter sido a primeira Sinagoga das Américas e seu ressurgimento, séculos depois, sendo reincorporada à vida da população do Estado. A iniciativa é promovida pela Federação Israelita de Pernambuco (Fipe) juntamente com o Centro Cultural Judaico de PE.

Falar sobre a Kahal Zur Israel é se reportar a um capítulo muito importante da história judaica e compreender sua inserção na história do Recife e da nação israelense de uma forma geral. É também mostrar seu vínculo com a história de muitos países como Holanda, Portugal, Espanha e EUA. Para o professor de história judaica, Jáder Tachlitsky, que coordena a Comunicação da Federação Israelita de Pernambuco e também a área de estudos judaicos do Colégio Israelita, o curso terá como objetivo principal promover esse resgate da história do espaço que tem grande relevância histórica para o processo de redescoberta e restauração da Sinagoga.

Em especial, diz ele, é fundamental acompanhar o renascimento do local. A importância que o Museu-Sinagoga readquire, com seu conteúdo educativo, prestando um serviço da maior relevância à preservação da memória de Israel e o papel que cumpre na disseminação do conhecimento e da cultura da tolerância e do respeito, bem como, legar à sociedade uma maior compreensão do que representam os valores e costumes judaicos.

O curso é aberto à comunidade em geral, estudantes, professores e também para a comunidade judaica e será ministrado por profissionais de grande reputação no Estado e que agiram como artífices contribuindo de forma significativa para viabilizar esse caminho. No primeiro dia do curso, 7 de outubro, as aulas serão conduzidas por Germano Haiut,  líder e importante referência da comunidade judaica de Pernambuco, tendo exercido cargos relevantes em instituições comunitárias. Teve um papel fundamental no processo da restauração da Primeira Sinagoga das Américas. Com ele, estará o especialista em projetos de mercado e comercialização, José Carlos Pinto de Azevedo, professor de Gestão de Vendas no MBA das Universidades de Pernambuco e Mackenzie.

No dia 15, é a vez do arquiteto e pesquisador, José Luiz Mota Menezes, professor emérito da Pós-Graduação em Arqueologia e Conservação do Patrimônio, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ex-presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP), juntamente com o historiador, Leonardo Dantas, conselheiro e coordenador de Pesquisa do Instituto Ricardo Brennand e membro efetivo do Conselho Estadual de Cultura, ministrarem as atividades.

No dia 22 de outubro, as aulas serão comandadas pelo médico e empresário, Boris Berenstein, ex-presidente da Federação Israelita de Pernambuco e líder referência da comunidade judaica no Estado. Com ele estará o doutor em Historia, Marcos Albuquerque, coordenador do Laboratório de Arqueologia do Departamento de História da UFPE e membro dos Institutos Históricos de Jaboatão e de Vitória de Santo Antão e das Academias de Artes, Letras e Ciências de Olinda, de História Militar do Paraguai e de História Militar Terrestre do Brasil. No último dia do curso, 29.10, os seis convidados estarão juntos para encerrar as atividades.  


SERVIÇO
Curso: KAHAL ZUR ISRAEL: A História e o Renascimento da Primeira Sinagoga das Américas
Quando: 7, 15, 22 e 29 de outubro,
Local: Museu-Sinagoga Kahal Zur Israel, na rua do Bom Jesus, 197, Recife Antigo
Horário: 19h às 21h
Inscrições pelo: (81) 3224.2128 ou pelo e-mail: fipe.sec@israelita.org.br
Valor: R$ 160

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aliança da ciência e da religião

Na obra "O Evangelho segundo o Espiritismo", o codificador da Doutrina Espírita Allan Kardec escreve um comentário (item 8) em relação ao primeiro capítulo (Eu Não vim Destruir a Lei), intitulado "Aliança da ciência e da religião". Gostaríamos de repercutir um pouco sobre essa questão que mesmo depois de 160 anos permanece tão atualizada com o nosso contexto e ainda fomentando várias discussões. Assevera o pensador: "A ciência e a religião são as duas alavancas da inteligência humana; uma revela as leis do mundo material e a outra as leis do mundo moral; mas, umas e outras tendo o mesmo princípio que é Deus, não podem se contradizer; se elas são a negação uma da outra, uma necessariamente é errada e a outra certa, porque Deus não pode querer destruir sua própria obra. A incompatibilidade que se acreditava ver entre essas duas ordens de ideias, prende-se a um defeito de observação e a muito de exclusivismo, de uma parte e de outra; daí um conflito de onde na...

Simbolismos do Mito da Caverna - Professora Lúcia Helena Galvão

Essa aula foi ministrada em 2015, pela professora Lúcia Helena Galvão, na escola NOVA ACRÓPOLE do Lago Sul, em Brasília. Nova Acrópole é uma organização filosófica presente em mais de 50 países desde 1957, e tem por objetivo desenvolver em cada ser humano aquilo que tem de melhor, por meio da Filosofia, da Cultura e do Voluntariado.

Novo estatuto da CAIXA limita indicação política

A  Caixa Econômica Federal  aprovou nesta sexta-feira um novo estatuto em linha com a Lei das Estatais, que dá ao conselho de administração poder de eleger e destituir vice-presidentes e define que um quarto do colegiado será de membros independentes. As mudanças ocorrem poucos dias após o governo federal determinar o afastamento de quatro dos 12 vice-presidentes do banco por 15 dias, tempo que terão para se defenderem de denúncias do Ministério Público Federal (MPF). Os vice-presidentes citados são Deusdina Pereira, de Fundos e Loterias; Roberto Derziê de Santana, de Governo; Antonio Carlos Ferreira, Corporativo; e José Henrique Marques da Crus, de Clientes, Negócios e Transformação Digital. Antes do novo estatuto, os vice-presidentes do banco eram nomeados pelo presidente da República, por indicação do ministro da Fazenda, e o conselho não tinha membros independentes. As novas regras ainda preveem a realização de assembleia geral para eleger e destituir membros d...