Entrevista realizada no dia 19 de abril de 2022 no Programa Movimento da Rádio Jornal, sobre algumas questões indígenas.
O professor Renato Athias responde sobre alguns termos. Adequados ou inadequados.
Índio ou Indígena?
Dia de resistência.
As músicas "Chegança" de Antônio Carlos Nóbrega e "Todo dia era dia de índio" de Baby Consuelo são recebidas de que forma nas comunidades indígenas?
Momento dos indígenas em 2021.
"Dia do índio é data folclórica e preconceituosa".
Frase do Prof. Dr. Daniel Munduruku.
Somo todos descendentes indígenas?
O termo "tribos indígenas" é adequado?
O problema da mineração ilegal em terras indígenas.
As principais questões linguísticas.
Renato Monteiro Athias é Mestre e Doutor em Etnologia pela Universidade de Paris X (Nanterre). É coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE) da Universidade Federal de Pernambuco, onde também atua como professor associado no Programa de Pós-graduação em Antropologia. É professor do Master Interuniversitário de Antropologia Ibero-americana da Universidade de Salamanca, na Espanha. Foi coordenador nacional do GT Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e diretor da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS). É vice coordenador da Comissão de Museus e Patrimônio Cultural da União Internacional das Ciências Antropológicas e Etnológicas (IUAES).
Na obra "O Evangelho segundo o Espiritismo", o codificador da Doutrina Espírita Allan Kardec escreve um comentário (item 8) em relação ao primeiro capítulo (Eu Não vim Destruir a Lei), intitulado "Aliança da ciência e da religião". Gostaríamos de repercutir um pouco sobre essa questão que mesmo depois de 160 anos permanece tão atualizada com o nosso contexto e ainda fomentando várias discussões. Assevera o pensador: "A ciência e a religião são as duas alavancas da inteligência humana; uma revela as leis do mundo material e a outra as leis do mundo moral; mas, umas e outras tendo o mesmo princípio que é Deus, não podem se contradizer; se elas são a negação uma da outra, uma necessariamente é errada e a outra certa, porque Deus não pode querer destruir sua própria obra. A incompatibilidade que se acreditava ver entre essas duas ordens de ideias, prende-se a um defeito de observação e a muito de exclusivismo, de uma parte e de outra; daí um conflito de onde na...
Comentários
Postar um comentário