Pular para o conteúdo principal

23º Festival PREAMP divulga os seis artistas selecionados para a Mostra Musical



Também foi divulgada a lista dos participantes para as ações formativas do Palco Escola, que serão realizadas de 27 de janeiro a 6 de fevereiro. Já a Mostra Musical acontecerá nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, no Cais do Alfândega, no Bairro do Recife

O 23º Festival PREAMP divulgou, nesta segunda-feira (5), as seis atrações pernambucanas selecionadas para a Mostra Musical: Os artistas Islan, O CãoDandara MCMestre Josivaldo CabocloAlice Counter e Rob Love, que também receberão mentorias voltadas para a profissionalização de suas carreiras musicais. Ao todo, 156 artistas e grupos de todas as regiões do Estado participaram da chamada pública realizada via edital, reafirmando o PREAMP como um espaço plural, representativo e aberto à diversidade cultural. 

De acordo com o coordenador-geral do festival, Fábio Cavalcante, a Mostra Musical do PREAMP é pensada como uma plataforma de impulso real para artistas que estão no início da sua trajetória.  

“As atrações selecionadas passarão por um processo de capacitação que envolve marketing digital aplicado à carreira artística, produção técnica, produção musical, performance e identidade artística, branding e estratégias para transformar o show em experiência de público, além de integrarem o Carnaval do Recife deste ano”, destaca Fábio Cavalcante.

A curadoria da Mostra Musical do PREAMP parte de um compromisso com a diversidade e a democratização do acesso aos palcos. A seleção dos artistas buscou contemplar diferentes estilos, estéticas e territórios sonoros, reunindo expressões da cultura popular, do hip hop, rock e do pop e de outros ritmos que compõem a riqueza da música produzida em Pernambuco. Os três mais bem pontuados, Islan, O Cão e Dandara MC, também estarão na programação do Carnaval do Recife 2026.

PALCO ESCOLA - A coordenação do Festival PREAMP também divulgou a lista dos selecionados para as oficinas e workshops do Palco Escola PREAMP 2026. As atividades de capacitação e qualificação técnica voltadas para a área da música tem a proposta de atender à demanda de capacitação de profissionais na área técnica do mercado musical em Pernambuco. 

Clique AQUI e confira a lista dos selecionados.

De 27 de janeiro a 7 de fevereiro, o Palco Escola terá ações como a oficina Roadie e seus avanços tecnológicos, bem como os workshops Produção Musical, Música em Movimento, Portfólio Artístico, Video Mapping e Música na Inteligência Artificial. 

PREAMP 2026 - Realizado pela Articulação Musical Pernambucana (AMP), o PREAMP conta com patrocínio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura do Recife e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, e apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Fundarpe e da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE).

A 23ª edição do PREAMP está marcada para acontecer nos dias 6 e 7 de fevereiro, no Cais do Alfândega, no Bairro do Recife. Mais informações estão disponíveis no Instagram @oficial_amp e no canal no Youtube do festival.

Conheça os seis artistas selecionados para o 23º Festival PREAMP

Islan
Cantor, compositor, poeta e rabequeiro de São José do Egito, no Sertão do Pajeú, Islan lançou em 2025 seu primeiro EP autoral, consolidando a fase solo iniciada em 2018. O trabalho articula poesia popular, música nordestina e arranjos contemporâneos, afirmando uma identidade própria dentro da cena autoral pernambucana.

Nos últimos anos, vem circulando com show autoral por festivais, feiras literárias e programações culturais no Sertão, Agreste e Recife. Atua também em projetos de música de raiz e iniciativas ligadas à literatura e à formação cultural. Saiba mais no Instagram @poetaislan.

O Cão
Banda de hardcore formada no Recife e ativa desde 2018, O Cão reúne integrantes com trajetória na cena underground nordestina. Em 2024, lançou o álbum Original Espanta Crente Style, que marca a maturidade sonora e o posicionamento político do trio dentro do hardcore nacional.

O disco foi antecedido pelos singles “Se Jesus te ama, eu não”, “Coletivos” e “Na cara dura”. No mesmo período, a banda se apresentou em festivais como Abril Pro Rock e abriu shows dos Ratos de Porão, além de atuar em ações culturais na Zona Oeste do Recife. Saiba mais no Instagram @ocaooficial.

Dandara MC
Cantora e compositora do hip hop pernambucano, criada em Abreu e Lima, Dandara MC constrói uma trajetória marcada pela centralidade da cultura negra, periférica e feminina. Suas letras partem de vivências reais e dialogam com identidade, território e ancestralidade.

Em janeiro de 2026, lança seu primeiro projeto musical, Por Todas Dandaras, reunindo faixas autorais que consolidam sua identidade artística. A artista já participou de eventos como REC’n’Play, Fenearte e festivais de juventude, além de ações formativas em escolas e comunidades. Saiba mais no Instagram @dandaramc_.

Mestre Josivaldo Caboclo
Mestre do coco de roda, da ciranda e do maracatu rural da Zona da Mata pernambucana, Mestre Josivaldo Caboclo atua desde os anos 1990 como arte-educador, compositor e produtor cultural. É herdeiro do legado de Mestre Bio Caboclo e referência na preservação e difusão da cultura popular.

Em 2024, lançou Ciranda Caboclo – Volume 2, dando continuidade ao trabalho autoral iniciado em 2017. Mantém circulação constante em festivais, ações formativas e intercâmbios culturais, incluindo turnês internacionais. Saiba mais no Instagram @mestre_josivaldo_caboclo.

Alice Counter
Cantora, compositora e artista multifacetada de Paudalho, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, Alice Counter atua desde a adolescência em diferentes linguagens artísticas. Mulher trans, desenvolve trabalhos que conectam música, performance e educação.

É mestra da cultura popular e estudante de Canto Popular no Conservatório Pernambucano de Música. Nos últimos anos, vem desenvolvendo repertório autoral e ampliando sua atuação como educadora musical em projetos institucionais. Saiba mais no Instagram @alicecounterr.

Rob Love
É cantora e compositora pernambucana com atuação marcada pelo reggae e pela música jamaicana, dialogando com referências clássicas como Bob Marley e Tim Maia. Após fundar o trio King Size Dub, iniciou carreira solo e passou a desenvolver uma sonoridade própria, que cruza reggae, dub e psicodelia, com letras em português e inglês voltadas a temas como amor, liberdade e consciência coletiva.

Em 2021, lançou o álbum Rob Love, seguido pelo projeto Rob Canta Bob (2023), tributo à obra de Bob Marley. Em 2025, apresentou três singles inéditos que antecipam seu novo álbum autoral, previsto para janeiro de 2026. O trabalho reafirma a música como ferramenta de conexão, transformação e expansão artística, consolidando sua presença na cena autoral pernambucana. Saiba mais no Instagram @roblove_.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aliança da ciência e da religião

Na obra "O Evangelho segundo o Espiritismo", o codificador da Doutrina Espírita Allan Kardec escreve um comentário (item 8) em relação ao primeiro capítulo (Eu Não vim Destruir a Lei), intitulado "Aliança da ciência e da religião". Gostaríamos de repercutir um pouco sobre essa questão que mesmo depois de 160 anos permanece tão atualizada com o nosso contexto e ainda fomentando várias discussões. Assevera o pensador: "A ciência e a religião são as duas alavancas da inteligência humana; uma revela as leis do mundo material e a outra as leis do mundo moral; mas, umas e outras tendo o mesmo princípio que é Deus, não podem se contradizer; se elas são a negação uma da outra, uma necessariamente é errada e a outra certa, porque Deus não pode querer destruir sua própria obra. A incompatibilidade que se acreditava ver entre essas duas ordens de ideias, prende-se a um defeito de observação e a muito de exclusivismo, de uma parte e de outra; daí um conflito de onde na...

Simbolismos do Mito da Caverna - Professora Lúcia Helena Galvão

Essa aula foi ministrada em 2015, pela professora Lúcia Helena Galvão, na escola NOVA ACRÓPOLE do Lago Sul, em Brasília. Nova Acrópole é uma organização filosófica presente em mais de 50 países desde 1957, e tem por objetivo desenvolver em cada ser humano aquilo que tem de melhor, por meio da Filosofia, da Cultura e do Voluntariado.

Novo estatuto da CAIXA limita indicação política

A  Caixa Econômica Federal  aprovou nesta sexta-feira um novo estatuto em linha com a Lei das Estatais, que dá ao conselho de administração poder de eleger e destituir vice-presidentes e define que um quarto do colegiado será de membros independentes. As mudanças ocorrem poucos dias após o governo federal determinar o afastamento de quatro dos 12 vice-presidentes do banco por 15 dias, tempo que terão para se defenderem de denúncias do Ministério Público Federal (MPF). Os vice-presidentes citados são Deusdina Pereira, de Fundos e Loterias; Roberto Derziê de Santana, de Governo; Antonio Carlos Ferreira, Corporativo; e José Henrique Marques da Crus, de Clientes, Negócios e Transformação Digital. Antes do novo estatuto, os vice-presidentes do banco eram nomeados pelo presidente da República, por indicação do ministro da Fazenda, e o conselho não tinha membros independentes. As novas regras ainda preveem a realização de assembleia geral para eleger e destituir membros d...