quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Instrutores da Udemy fazem previsões para o aprendizado profissional em 2022


Saiba o que os profissionais devem aprender no ano que vem, de acordo com três instrutores na plataforma de aprendizado online

Depois dos anos de 2020 e 2021 terem sido marcados pelo crescimento do aprendizado online e híbrido, tanto para habilidades profissionais quanto pessoais, 2022 promete consolidar essa tendência. “Agora, mesmo as pessoas que nunca tinham aprendido online já estão acostumadas a estudar dessa maneira, principalmente por causa da praticidade e da flexibilidade que ela permite”, afirma Camila Carvalho, instrutora de finanças pessoais na Udemy.

A Udemy pediu para três de seus instrutores, de áreas diferentes, indicarem como deve ser o aprendizado profissional online no ano que vem, quais habilidades devem ser mais buscadas pelos profissionais e como é possível se preparar para acompanhar as mudanças constantes no mercado de trabalho. Veja a seguir.


O aprendizado profissional em 2022

Camila Carvalho, Leila Adriano Ostoyke, instrutora de empreendedorismo na Udemy, e Gustavo Farias, instrutor de produtividade na plataforma, são unânimes: o aprendizado online é uma tendência que se manterá entre os profissionais no próximo ano. “Tanto o aprendizado online assíncrono, como é na Udemy, como o síncrono devem se firmar ainda mais... E também o híbrido”, afirma Ostoyke.

Gustavo Farias aponta, ainda, uma tendência que deve vir depois dessa: a do aprendizado em realidade aumentada. “O metaverso já está presente em outros setores, como o do entretenimento, e logo deve chegar ao da educação”, diz ele.


Habilidades que serão tendências

Para Ostoyke e Farias, algumas das principais habilidades que devem ser aprendidas pelos profissionais em 2022 são power skills (também conhecidas como soft skills ou habilidades comportamentais). “A mais importante entre as power skills talvez seja, na verdade, a da aprendizagem ativa. Isso porque ela abre espaço para o desenvolvimento de todas os outros temas no geral. Aprender a aprender é muito importante”, diz ela. “Outras power skills fundamentais são pensamento analítico e inovação, por exemplo.”

Farias cita o planejamento, a gestão e a liderança como as principais power skills a serem aprendidas em 2022. “As faculdades não ensinam essas competências, todas as empresas precisam delas e nenhuma máquina substituirá o ser humano no que diz respeito a isso”, diz ele.

Já entre as habilidades técnicas para o próximo ano, ele indica as linguagens de programação, por estarem sendo muito demandadas pelo mercado de trabalho atualmente.


Como se destacar no mercado de trabalho no próximo ano

Por fim, Carvalho dá uma dica de como se destacar entre os profissionais no ano que vem: acompanhar quais são as tendências de aprendizado da área em que se atua e aprendê-las.

“Não podemos esperar o dia em que precisaremos de uma determinada habilidade para aprendê-la”, afirma ela. “Uma dica para o profissional é buscar por vagas de emprego semelhantes a que ele ocupa e ver que competências estão sendo requisitadas por elas. E, então, buscar cursos online para aprender esses temas. Estudar de forma contínua é um investimento que sempre compensa.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário