sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Lamento Negro comemora mais de três décadas com lançamento de novo CD

 
Noite do Turbante acontece, neste sábado (20), no Centro de Cultura Luiz Freire, em Olinda

Peça de valor da cultura de Olinda, o movimento Lamento Negro, nascido no bairro de Peixinhos, consegue ultrapassar as fronteiras quando o assunto é musicalidade. Bem mais que uma banda, bloco ou grupo percussivo, esse grande time, formado no final dos anos 1980, sempre esteve voltado para a valorização da cultura, sem deixar de lado as suas raízes. No sábado (20.01), a partir das 15h, o Centro Luiz Freire, localizado no Sítio Histórico, será palco da celebração de um trabalho de mais de três décadas, com a 3ª Noite do Turbante. Com o apoio da Prefeitura de Olinda e vários outros parceiros, o som das alfaias vai se unir a diversos ritmos e convidados, com o lançamento do CD ”Toque das Nações”.

O ponto de partida, trinta anos atrás, trouxe a ideia de transformar os finais de semana de comunidades carentes, afastando os jovens da criminalidade. Faltavam opções de lazer e era preciso dar um passo para mudar aquela realidade. O bloco passou a desenvolver trabalhos sociais, por meio de oficinas de percussão, confecção de instrumentos e aulas de capoeira, dança afro, artes cênicas e de yorubá. “O tempo passou e conseguimos construir uma identidade dentro do Estado. Foi a hora de deixar para trás aquele estigma de violência e construir uma história dentro da música”, ressalta o Mestre Maia.

Inspirados na música negra africana e no samba-reggae, o bloco iniciou um novo movimento. Abraçou uma linha de afoxé capaz de abrigar também o coco, o maracatu, a ciranda, o samba de roda e ainda o break. A influência logo se estendeu por nomes expressivos, a exemplo de Chico Science, responsável por levar o Manguebeat mundo afora. “A nossa cena musical é multicultural, mas não pode deixar de reconhecer quem plantou suas sementes. Para nós, resta seguir sempre em frente, buscando fazer o melhor”, destacou Maia, que comemora a montagem de um novo espaço em Olinda.

O Lamento Negro está se instalando na Casa Crer, localizada na Avenida Sigismundo Gonçalves, 654, no bairro do Carmo. Passada a agenda agitada do Carnaval 2018, o espaço deve abrir as portas para ministrar cursos e oficinas gratuitas como de capoeira, música, dança e percussão.

LANÇAMENTO
A terceira Noite do Turbante do Lamento Negro, com o lançamento do CD Toque das Nações, acontece no dia 20/01/2018, a partir das 15h, no Centro de Cultura Luiz Freire, localizado na Rua 27 de Janeiro, no Carmo. A festa conta com participação especial de nomes como Almir Rouche, Nena Queiroga, Pessoa Rivaldo, Zé Brown e Fernando Alakeja. Também sobem ao palco Manu Nascimento, Mãe Lúcia de Oyá, Dudu Oliveira, Gilmar Bola 8, Afro Cuba e mais dez atrações. Um grande arrastão de afoxés também promete não deixar ninguém parado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário