quarta-feira, 12 de julho de 2023

ChatGPT explicado - Inteligência artificial para além de uma usurpadora de empregos

Em livro cocriado com a IA, Helbert Costa aponta tecnologia como aliada em multitarefas, mas chama atenção para dependência excessiva

Referência brasileira na interface entre tecnologia e negócios, o especialista em tecnologia, inovação e marketing, Helbert Costa, aprofunda o debate sobre o uso da inteligência artificial no mercado de trabalho, na comunicação, produção de conteúdo e em outras frentes de trabalho. No lançamento ChatGPT Explicado, publicado pela Citadel Grupo Editorial, escrito em apenas 10 dias com o uso do próprio software de respostas, o autor mostra que, a partir de agora, é preciso se preparar não para ser substituído pela IA, mas para trabalhar em conjunto com tecnologias como o ChatGPT.

Segundo o sócio da Monte Bravo Investimentos e conselheiro da Play9, toda companhia competitiva já utiliza processos automatizados para aumentar a produtividade dos funcionários e os resultados do negócio. Por isso, a extinção de vagas de trabalho é apenas questão de tempo. “Milhares de pessoas serão substituídas”.

Você escolhe se em três a cinco
anos vai estar brigando pelas poucas vagas que existiam
com mesmo perfil das de hoje ou se vai estar em um mercado
deficitário em profissionais preparados, com vagas abundantes.
É uma loucura quando pensamos que teremos milhões
de desempregados em um mesmo mundo, que terá milhões de
vagas em aberto sem pessoas para preenchê-las.
(ChatGPT Explicado, pg. 79)

Embora apresente uma visão positiva sobre a relação entre seres humanos e tecnologias, Helbert alerta para a dependência excessiva da IA. De acordo com o especialista, submeter todas as decisões ao ChatGPT ou softwares semelhantes pode prejudicar a capacidade de raciocinar criticamente para resolver os problemas de maneira independente. Além disso, pode diminuir a empatia e a capacidade de compreensão interpessoal com outras pessoas.

Ao partir do surgimento do ChatGPT, o autor expõe a lógica de funcionamento desta e outras ferramentas de IA, benefícios e desafios no ambiente de trabalho, preocupações éticas, manipulação de informações e como identificá-las. O especialista dedica-se também ao uso do software nas áreas saúde e na educação ao demonstrar que médicos e professores podem conseguir diagnósticos e correções de maneira mais eficiente.

O autor acrescenta ao livro dicas de como começar a usar a ferramenta, insights para produção de conteúdo, linguagem de programação e outros truques que ajudarão o leitor a otimizar as ações práticas do dia a dia. A obra conta com prefácio de Clóvis de Barros Filho e promete ser um guia para aqueles que desejam mergulhar nas possibilidades trazidas pela inteligência artificial.

ChatGPT Explicado conta ainda com um bot de respostas para auxiliar os leitores antes, durante e depois a imersão apresentada por Helbert no lançamento. O objetivo do HelBot é manter os conteúdos presentes na obra em constante atualização. Ele pode ser atualizado por meio do QrCode localizado na página 11 ou pelo site do livro.   

FICHA TÉCNICA
Título: 
ChatGPT Explicado
Subtítulo: 
O guia definitivo sobre esta e outras inteligências artificiais
Autor: Helbert Costa
Editora: Citadel Grupo Editorial
ISBN: 978-6550472375
Dimensões: 13.5 x 1.2 x 21 cm
Páginas: 208
Preço: R$ 51,90
Onde comprar: Amazon

Sobre o autor: Helbert Costa é referência brasileira na interface entre tecnologia e negócios. CMTO na Monte Bravo Investimentos, conselheiro da Play9 e ex-líder de Marketing e Tecnologia no Comitê Olímpico do Brasil, seu impacto transcende fronteiras tecnológicas, moldando estratégias empresariais. Sua formação acadêmica passa por lugares como Singularity University e Fundação Dom Cabral. Ele combina conhecimento avançado em inteligência artificial com visão disruptiva, preparando empresas e profissionais para o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário