terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Maurício de Nassau, o alemão que os brasileiros admiram como holandês


Maurício de Nassau (1604-1679), filho do conde João VII de Nassau e da princesa Margarida de Holstein,  nasceu no castello de Dillenburg,  em Siegen,  região da Westphalia,  Alemanha, próxima à Holanda.  


A família Nassau era dona de possessões, tanto na Holanda como na Alemanha. Maurício passou sua infância em Siegen, Alemanha, onde teve suas primeiras lições de letras e armas. Com quatorze anos frequentava as universidades suíças de Basileia e Genebra. Governou as províncias holandesas no Brasil, o que lhe valeu o cognome de "o Brasileiro". Lutou na Guerra dos 30 anos. 


Foi Tenente-General. Tornou-se conde e príncipe de Nassau-Siegen, um Estado do Sacro Império Romano-Germânico e mais tarde da Confederação Germânica, localizado nas cercanias das cidades de Wiesbaden e Koblenz, ao Norte de Frankfurt. João Maurício de Nassau-Siegen morreu em Clèves, Alemanha, no dia 20 de dezembro de 1679.


2 comentários:

  1. Não deixou de ser um pouco de Holandês...uma mistura digamos assim . Perto da Holanda regente das províncias Holandesas...então deixamos como estar no pensamento

    ResponderExcluir