quarta-feira, 30 de maio de 2018

Grande programação em Olinda na Semana dos Oceanos

Todo ano, mais de oito milhões de toneladas de plásticos e microplásticos vão parar dentro dos oceanos comprometendo o ecossistema marinho – animais são mortos por asfixia ou lesões internas provocadas pela ingestão desses polímeros - e, em última análise, colocando em risco a qualidade de vida e a saúde do próprio homem. Diante dessa tragédia, faz-se necessária uma profunda mudança de hábitos. 
Assim, o Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho), a partir das 8 horas, a orla do antigo Quartel da Polícia Exército, em Olinda, Pernambuco, será o local de uma campanha contra os resíduos sólidos, em especial, os plásticos, que estão ameaçando a saúde dos oceanos. Serão palestras, manifestações artísticas e culturais, oficinas e um mutirão para a coleta de resíduos.
Promovido pela SUEZ, líder do consórcio NOVA OLINDA, em parceria com a Prefeitura de Olinda e a Compesa, o mutirão de coleta de resíduos, do qual participarão alunos da rede pública municipal, colaboradores das empresas e moradores, será o ápice da série de eventos a ser iniciada no dia 4, com o propósito de sensibilizar a população para a necessidade de manter os oceanos limpos, como forma de garantir o equilíbrio na vida no planeta.
Todo o material coletado será exposto no calçadão da Praia do Quartel para que a população tenha uma ideia do volume de lixo que vai parar no mar, prejudicando seriamente o meio ambiente. Depois o plástico será encaminhado para a cooperativa de catadores para reciclagem. 
Patrulha do canudo - Os eventos começam com a ação Patrulha do Canudo – escolha recusar, com palestras na Escola Dona Brites de Albuquerque (Bairro Novo), Escola Criança Feliz (Bultrins), Escola Lions Dirceu (Bultrins), Escola Nossa Senhora do Monte (Monte) e no Clube de Mães Risoleta Neves (Bairro de Rio Doce). Na oportunidade, será proposta a redução do uso de canudos plásticos. Com uma vida útil de quatro minutos, os canudinhos são responsáveis pela grande poluição dos mares e por graves danos à saúde dos animais marinhos. A ideia é transformar os estudantes e moradores em agentes multiplicadores (Patrulheiros do Canudo) da ideia da necessidade de abandonar o uso desse artigo que  causa tanto estrago no meio ambiente. 
No dia 6, as famílias impactadas pelo Projeto Olinda + Água participarão de palestra e de rodas de diálogos para discutir formas de reduzir o consumo de plásticos no dia-a-dia, tais como, trocar os sacos plásticos por reutilizáveis nos supermercados, comprar a granel e reutilizar os frascos de vidro para armazenar os alimentos.
Esse também será o assunto do Diálogo Diário de Segurança no canteiro de obras da Nova Olinda (Ouro Preto) no dia 7, com o objetivo de reduzir o consumo de artigos plásticos (copos de água e de café) no ambiente de trabalho.
O mutirão 
Dia 8 (sexta feira), das 8 às 12 horas, os voluntários se reúnem no Calçadão da Orla da Praia do Quartel para participar da seguinte programação:
Redução do Uso de Plástico e Descarte Inadequado de Resíduos Sólidos no Mar – palestra da bióloga Rosany Lócio, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e do biólogo Moisés Santos, Supervisor Ambiental do Projeto Olinda + Água)
Apresentação do Peixe Boi (ICMBio)
Oficina Reciclar e Preservar - confecção de bolsas com banners usados e embalagens cartonadas para alimentos e bebidas
 Movimento Catamisto – apresentação teatral, de artes plásticas e de música com instrumentos produzidos com resíduos sólidos
 Mutirão de coleta de resíduos sólidos - os voluntários recebem luvas e sacolas plásticas biodegradáveis para a coleta
 Produção de obra de arte - aproveitando parte dos resíduos coletados no mutirão
 Gincanas ambientais com Arte Educador
 Distribuição de sacolas ecológicas
 Apresentação do Grupo Coco de Olinda

Nenhum comentário:

Postar um comentário