quinta-feira, 19 de julho de 2018

Autor petropolitano participa da Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Yuri Lima yuri.lima@diariodepetropolis.com.br


 Um autor petropolitano foi selecionado entre escritores de todo o Brasil para participar de uma antologia de contos de terror chamado “Daemonum Sigillum”. Daniel Pestana, 29 anos, é conhecido pelo pseudônimo Damien Vorhees. Estudante no Instituto de Teologia Franciscano, o jovem escritor é influenciado por autores como Stephen King, Edgar Allan Poe e H. P. Lovecraft. O livro será lançado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo no dia 5 de agosto e o foi organizado pelo escritor Raul Dias.
Segundo Damien, o blog que o autor mantém, de contos, foi o caminho para participar do título que terá circulação nacional.
- Eu tenho um amigo em comum com o editor do livro, ele acompanha o meu blog, que é de contos. Ele conhecia o meu interesse por ficção de horror, sabia do interesse que eu tinha por escrever sobre este assunto. Assim, ele acabou me indicando para participar do processo – disse.
O escritor começou o seu processo criativo ainda na pré-adolescência.
- Foi algo que eu sempre me identifiquei, com 12 anos eu comecei a escrever contos e poesias. Além disto, sempre fui um bom aluno de português e redação e fui desenvolvendo o interesse pelo tema ao longo da vida. Sempre fui fã de filmes de terror, e tive muita influência no mundo da música. Ao final, acabei me decidindo por este tipo de literatura – disse.
Este já não é a primeira publicação de Damien. No mesmo seguimento, o escritor participou de duas publicações internacionais. Uma das participações foi em uma editora inglesa, outro foi por uma editora portuguesa.
- Eu participei de duas publicações que foram algumas poesias para uma antologia de horror. E participei de um livro de horror chamado “Beijo do Vampiro” pela editora Euedito de Portugal – lembrou.
O autor afirma que o seu conto vai agradar o público interessado por livros que tratam da temática.
- Que gosta de horror vai gostar bastante da história. É um conto cru, visceral e contém elementos bem gráficos para compor a narrativa – declarou.
Para a construção de suas narrativas, o autor afirma que tem bastante influência no cinema.
- No cinema, que é algo que me influência bastante, tenho como referência, especialmente, os filmes de horror antigos, como os títulos do Vincent Price. Além dos filmes da década de 60 e o expressionismo alemão, que me influência bastante – disse.
O autor afirma que a coletânea, como um todo, reúne ótimas histórias.
- Alguns dos autores participaram de outras antologias também, de várias editoras diferentes, além da Hope. Eles tem ótimos materiais e o livro tem ótimos escritores – declarou.
Em uma análise do mercado editorial para a literatura de terror, Damien afirma que há um crescimento visível. Além de afirmar que há demanda e oportunidade para escritores nacionais.
- O mercado está crescendo bastante. Especialmente para autores brasileiros que estão começando agora. Há muitas possibilidades. A própria editora Hope está abrindo as portas para receber contos nacionais. As próprias antologias são uma oportunidade, pois, se o público gostar da sua história, há grandes chances de você publicar um livro solo – disse.
Além disto, o autor ainda destaca autores nacionais, como o caso de André Vianco. O título é uma ficção e será de contos relacionados à Goétia, que é um sistema mágico e compêndio ritualístico. Na teoria, o sistema serve para invocação e envocação de 72 espíritos conhecidos como goécios.
Organização do livro
O organizador e idealizador do projeto, Raul Dias, afirma que todas as questões envolvendo o tema escolhido criaram uma grande incerteza sobre o projeto. Mas mesmo com as primeiras editoras recusando a sua proposta, na quarta tentativa ele conquistou a aprovação.
- No inicio três editoras bateram a porta com o seu “não”. Só na quarta tentativa em um momento bem conturbado da minha vida, foi que recebi um “sim” da editora Hope. Em meados do meu aniversário, abria o edital para a antologia, que eu nem imaginava que chegaria tão longe - afirmou.
Lembrando das questões envolvendo a Goétia, Raul Dias que acredita que o tema pode ter o escolhido.
- Falar sobre Daemonum Sigillum, para mim ainda é um desafio. Digo isso porque gosto de falar para as pessoas que não foi eu quem escolheu o tema. Talvez "eles" que me escolheram. Eu apenas ousei fazer parte de tudo isso – disse.
O organizador afirma que foi um total de 297 contos recebidos, de todo o Brasil.
- Acredito que a maior surpresa nisso tudo, foi a recepção calorosa dos escritores. Jamais esperei que precisaríamos fazer um mutirão para avaliar os 297 contos recebidos – disse.
O organizador ainda afirma que o título é cercado de mistério.
- Daemonum Sigillum ainda é um mistério pra todos nós. Principalmente para mim que sou o organizador – afirmou.
Sobre a escolha de Damien, o organizador afirma que um dos destaques da história foi o simbolismo proposto pelo autor.
- Quando selecionei, dentre tantos contos em anônimo, o conto do Damien me chamou atenção. Trazia todo simbolismo e   toda a carga emocional que eu precisava. Sem duvidas dentre tantos rostos, Damien foi uma surpresa e um destaque. Estou feliz demais com nossas conquistas. Foi uma união - ou pacto, chame do que quiser - que deu certo – afirmou.
E-Book
O título foi lançado há pouco tempo nas lojas virtuais e atualmente está entre os mais vendidos da loja virtual da Amazon. Quem desejar o livro virtual poderá adquiri-lo por apenas R$6,66. Além disto, há a disponibilidade de leitura gratuita para os assinantes do Kindle Unlimited.
Autores
O título reunirá contos de 42 autores diferentes, de vários estados diferentes. O processo de seleção foi feito com pessoas de todos os lugares do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário