quarta-feira, 12 de julho de 2023

Ciência da Vida Após a Morte - O livro

 

 julho 5, 2023


Ciência da Vida Após a MorteOlivro “Ciência da Vida Após a Morte”, escrito pelos psiquiatras Alexander Moreira-Almeida e Marianna Costa e pelo filósofo Humberto Schubert Coelho, pesquisadores do NUPES-UFJF (Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde), foi lançado no Rio de Janeiro no dia 6/07, na Livraria Argumento, no Leblon. Fruto de mais de duas décadas de pesquisas sobre ciência, filosofia e espiritualidade, o livro investiga as evidências científicas sobre uma das questões mais desafiadoras e difundidas ao longo dos tempos, culturas e religiões: a sobrevivência da consciência humana após a morte. Publicado no Brasil pela editora Ampla, especializada em livros de psicologia e psiquiatria, o livro tem prefácio do Robert Cloninger, MD, PhD, professor emérito de psiquiatria da Washington University (EUA) e um dos pesquisadores em neuropsiquiatria e em personalidade mais citados do mundo.

“A possibilidade de vida após a morte é o mais antigo e talvez o mais importante de todos os mistérios sobre a natureza fundamental da vida e da consciência. A admiração pela vida espiritual após a morte é bem documentada pelos elaborados enterros cerimoniais dos mortos dos primeiros homo sapiens. De fato, arte narrativa, ciência e espiritualidade são aspectos da consciência humana autoconsciente, que surgiram juntos há cerca de 100 mil anos”, destaca o autor do prefácio.

De acordo com um dos autores, o doutor Alexander Moreira-Almeida, “o livro marca uma nova etapa na divulgação das pesquisas em ciência e espiritualidade, não sendo mais entendidos estes temas necessariamente como apenas um construto cultural ou fruto de mecanismos psicológicos de defesa ou de ilusões do cérebro”, observa.

O livro passa em revista alguns temas, desconstrói teses e discute a vida após a morte de maneira inteligível. “Fazemos uma revisão abrangente da crença na sobrevivência pessoal na atualidade, na história das religiões e da filosofia e refutamos argumentos históricos e epistemológicos equivocados contra a noção de sobrevivência após a morte (por exemplo, ser algo irracional, puramente religioso, impossível de ser abordado pela ciência, que foi provado falso pela neurociência)”, adianta a psiquiatra Marianna Costa, coautora.

Já o outro coautor, o filósofo Humberto Coelho oferece o contraponto, com o olhar das ciências humanas: “Abordamos as principais barreiras culturais para um exame justo das evidências disponíveis para a sobrevivência da consciência após a morte.

Ao final da publicação, os autores oferecem uma revisão geral das evidências científicas sobre a sobrevivência da consciência após a morte, com foco em estudos sobre mediunidade, experiências de quase morte e fora do corpo e reencarnação. O livro já está em pré-venda no site da editora, no link: https://loja.editoraampla.com.br/index.php?route=product/product&product_id=74.

Autores:

Alexander Moreira-Almeida: Professor Titular de Psiquiatria, fundador e diretor do NUPES (Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Coordenador da Seção de Espiritualidade da Associação Psiquiátrica da América Latina (APAL). Ex-coordenador das Seções de Espiritualidade da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA 2014-20) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) (2014-21). Autor de mais de 170 artigos científicos e capítulos, que receberam mais de 7.700 citações. 

Marianna Costa: Médica com residência e doutorado em Psiquiatria pela UFRGS e pós-doutoranda no NUPES-UFJF. Membro da Seção de Espiritualidade da Associação Brasileira de Psiquiatria, ABP. 

Humberto Schubert Coelho: Professor de filosofia da UFJF, diretor do Núcleo de Filosofia Clássica Alemã (NUFCAL) e co-diretor do NUPES-UFJF. Membro Titular (cadeira 23) da Academia Brasileira de Filosofia. Foi pesquisador visitante do Ian Ramsey Centre for Science and Religion, Oxford University (2019-2020).

A palavra dos especialistas:

“Texto envolvente, escrito com clareza, em vários lugares “compelling”, com riquíssima bibliografia. … O estudo, atualizado e argumentativo, será uma referência obrigatória na discussão do tema life after death.”

Geraldo José de Paiva, Professor Emérito de Psicologia da Religião da USP.

“Ciência da Vida Após a Morte faz o que diz na capa – avalia a evidência científica para vida após a morte. … o interesse e valor deste livro, que une amplos campos de pesquisa que são frequentemente negligenciados tanto na teologia como na psiquiatria. Oferece uma excelente introdução a esta literatura para aqueles que podem não estar familiarizados com ela.”

Prof. Christopher Cook, Durham University (Reino Unido), no British Journal of Psychiatry 2023, 222(6), 264-264 

“Para qualquer pessoa interessada neste tema, este livro oferece uma introdução concisa e acessível … fornece um tratamento abrangente do contexto e do estado atual da arte da ‘pesquisa de sobrevivência’. Os autores deste livro são especialistas estabelecidos em seus campos, abrangendo psiquiatria, espiritualidade, experiências espirituais, atividade da consciência além do cérebro, sobrevivência da consciência, metafísica e filosofia moderna. Eles produziram uma contribuição muito valiosa para o campo da pesquisa de sobrevivência, e eu recomendo fortemente este livro.

Apesar de sua brevidade, este livro seria um grande trunfo para quem busca clareza e percepção sobre este importante tópico, e merece ser amplamente lido.”

David Rousseau, doutor em estudos da religião, diretor de pesquisas do Centre for Systems Philosophy e do International Network for the Study of Spirituality. No Journal for the Study of Spirituality.

“Este livro deveria estar em todas as bibliotecas públicas, de universidades e de faculdades. … Altamente recomendado.” 

Prof. John Ballard, Professor Emérito do Mount St. Joseph University (EUA).

“O livro é muito focado em evidências científicas … preenche uma lacuna importante na literatura e é uma conquista louvável … É sempre um bom sinal chegar ao final de um livro querendo saber mais – o que esse resenhista certamente fez!” 

Prof. Chris Cook, ministro anglicano, teólogo, psiquiatra e professor da Durham University, Chair da Seção de Espiritualidade do Royal College of Psychiatrists (Reino Unido).

“Este livro aborda evidências de sobrevivência post-mortem com foco em experiências anômalas, mediunidade, reencarnação e experiências de quase morte. … O livro foi escrito de forma clara e concisa e contém uma riqueza de dados de pesquisa.”

Simon Dein, Professor de Psiquiatria na University College London (Reino Unido). Na revista Mental Health, Religion & Culture.

Nenhum comentário:

Postar um comentário