segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Desigualdade social aumenta o risco de estresse térmico

Um estudo recente publicado na revista One Earth descobriu que as pessoas que vivem em bairros de baixa renda estão mais propensas a sofrer de estresse térmico.

TC Chakraborty, pesquisador do Pacific Northwest National Laboratory e autor principal do estudo, analisou dados de 481 cidades dos Estados Unidos. Os pesquisadores descobriram que os bairros de baixa renda tinham temperaturas médias mais altas e umidade mais alta do que os bairros de alta renda.

Essas condições criam um ambiente mais propício para o estresse térmico.

O que é estresse térmico


O estresse térmico é uma condição que ocorre quando o corpo não consegue regular sua temperatura interna. Isso pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo insolação, exaustão por calor e cãibras musculares.


O corpo humano regula sua temperatura interna através da transpiração. Quando o corpo está quente, ele libera suor para evaporar na pele. A evaporação do suor ajuda a resfriar o corpo.


No entanto, quando o corpo está exposto a temperaturas muito altas ou umidade muito alta, a transpiração não é suficiente para resfriar o corpo. Isso pode levar a um aumento da temperatura corporal, que pode ser prejudicial à saúde.

estresse térmico é um risco para a saúde das pessoas porque pode causar:

  • Insolação: uma condição grave que ocorre quando a temperatura corporal atinge 40 graus Celsius ou mais. Os sintomas da insolação incluem febre alta, dor de cabeça, confusão e convulsões.
  • Exaustão por calor: uma condição menos grave que ocorre quando a temperatura corporal atinge 38 graus Celsius. Os sintomas da exaustão por calor incluem fadiga, tontura, náusea e vômito.
  • Cãibras musculares: contrações musculares dolorosas que podem ocorrer devido à perda de água e sais minerais.

estresse térmico pode piorar condições de saúde preexistentes, como doenças cardíacas, pulmonares e diabetes. Além das pessoas afetadas pela desigualdade social e racial, também que estão mais propensas a sofrer de estresse térmico:

  • Crianças e idosos
  • Pessoas com doenças crônicas
  • Pessoas que trabalham ou praticam esportes ao ar livre
  • Pessoas que vivem em áreas urbanas

O estresse térmico é um problema sério de saúde pública e o estudo destaca a desigualdade social como um fator de risco importante. Para abordar esse problema, é necessário tomar medidas para reduzir a desigualdade social e melhorar as condições de vida nos bairros de baixa renda.

https://www.ihu.unisinos.br/632826-desigualdade-social-aumenta-o-risco-de-estresse-termico

   Referência

TC Chakraborty et al., Residential segregation and outdoor urban moist heat stress disparities in the United States, One Earth (2023).

Nenhum comentário:

Postar um comentário