sábado, 25 de janeiro de 2020

A CONTRIBUIÇÃO FILOSÓFICA PARA UMA SOCIEDADE DE TOLERÂNCIA RELIGIOSA ENTRE OS INDIVÍDUOS





 RESUMO 


Em tempos de intolerância religiosa, decidimos abordá-la como tema de nosso 
Trabalho de Conclusão de Curso. Principalmente pelo fato de estar devidamente inserida 
na disciplina “Filosofia da Religião” da nossa “Licenciatura em Filosofia”. 

O objetivo desse artigo é de através dos pensamentos de alguns filósofos, demonstrar que é possível a tolerância religiosa. A presença da “Intolerância Religiosa” no planeta é incontestável. 

O grande problema é como agir. Como tentar evitar que se aconteçam mais casos. Parte daí, a nossa preocupação e o nosso trabalho. Analisando alguns escritos de John Locke, Espinosa, Voltaire e uma viagem do Papa Francisco, observarmos alguns ângulos de visão talvez esquecidos ou desconhecidos da maior parte da sociedade, e que podem perfeitamente serem utilizados como busca para uma cultura de paz hodiernamente. 

Para se chegar a essas páginas utilizamos livros desses pensadores e sites reconhecidos nacionalmente como responsáveis e extremamente profissionais. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e a Declaração Universal dos Direitos Humanos também são abordadas neste trabalho. Sabendo que o tema é profundamente extenso, estamos apenas iniciando um estudo mais aprofundado a partir desse artigo. 

Palavras-chave: Intolerância Religiosa. Filosofia. Cultura de Paz.

1. INTRODUÇÃO 

  Estamos vivendo um momento muito complicado em nossa sociedade. Já não bastassem os problemas naturais de qualquer agrupamento humano, ultimamente temos observado uma carga avassaladora de intolerância. Seja religiosa, política, esportiva, ou de qualquer que seja a temática. 

        Pessoas se agredindo mutuamente tão somente por pensar de forma diferente. Em tempos de verbalizações acirradas e ampliadas pelas redes sociais na internet, os debates têm se tornado a cada dia, mais agressivos e intolerantes. Muitas das pessoas não aceitam e não toleram pontos de vistas diferentes dos seus e os transformam em campos de batalha, onde muitas vezes amigos desfazem amizades de anos. Parentes se digladiam, trocam palavras ofensivas em torno de ideias diferentes. Pessoas desconhecidas promovem entre si ásperos diálogos em defesa de suas ideias. 

  É natural que os pontos de vista sejam os mais variados possíveis, entretanto a maior dificuldade é de se aceitar as posições alheias. Ou de, pelo menos, tolerar. O tema escolhido para o nosso projeto de trabalho de conclusão de curso é “A Intolerância Religiosa”.

Tolerar: v.t. Ser indulgente; suportar; condescender.





Nenhum comentário:

Postar um comentário